quinta-feira, 13 de março de 2014

O Projeto


Este desenho apresenta um Overview do nosso projeto, onde haverá apenas algumas modificações.
A automatização da jardinagem, conforme postagem anterior, nasceu da necessidade de um companheiro de grupo de viajar nas férias e poder ficar tranquilo sobre o cuidado com suas plantas.
Nosso projeto contempla, a rega e ventilação/controle de temperatura, de forma automática.


Isso se dará da seguinte forma:

Um termostato(7) instalado dentro do ambiente fará o controle da temperatura que, conforme programação, acionará a ventilação(5). Para efeito de apresentação do TCC, utilizaremos uma lâmpada incandescente(8) ao lado do sensor do termostato, para que possa haver alteração na temperatura e posterior acionamento da ventilação.

Já a rega será controlada por uma sensor de umidade(6), o qual conta com duas barras e será inserido na terra, fazendo assim a medição da resistência entre as barras. Nesse caso, para terra muito seca, isso significa alta resistência entre as barras e, consequentemente, a energização dos seus contatos NA e NF, alterando a posição de repouso. Ao fechar o contato NA, ele energizará uma válvula solenóide(4), alterando sua posição de repouso NF para NA, liberando assim a água para a rega.
Com o aumento da umidade do solo, haverá a diminuição da resistência entre as barras do sensor de umidade, retornando seus contatos à posição de repouso e desenergizando a válvula solenóide, que consequentemente fechará e interromperá o fluxo de água.

Paralelamente aos sensores, utilizaremos um CLP - Controlador Lógico Programável(1), que conforme programação de tempo fará o controle da ventilação e rega. Por exemplo, algumas plantas precisam ser regadas mais de uma vez ao dia e nem sempre a terra estará seca, neste caso a programação do CLP fará esse papel, acionando a rega ou a ventilação em horários pré-programados.

A montagem desse material se dará em placas de acrílico, onde estará fixado o sensor do termostato, a lâmpada incandescente e o cooler. Contaremos também com uma base de madeira, onde dentro da mesma estarão as réguas de borne e as ligações elétricas.

Nas próximas postagens, traremos fotos e vídeos dos componentes, além do detalhamento da montagem do projeto.

Um comentário: